quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Onde Encontrar a Felicidade

Quis saber onde encontrar a felicidade. Foi uma busca obstinada, louca, desvairada. Tentei encontrá-la nos outros. Tentei enxergá-la, mas nos olhares onde procurei já não havia brilho. Busquei o som de sua voz, de sua gargalhada, porém me deparei com risos forçados e hipocrisia. Pensei que pudesse estar em beijo e abraços de amigos e amores. Mais uma vez me enganei. Disseram-me para procurar entre as flores do campo e os pássaros. Sentei, esperei e o passarinho verde não veio. Também não estava na riqueza.
Desisti. Já havia me convencido que essa tal de felicidade só podia ser utopia, coisa de poeta romântico ou árcade.
Abri a porta de casa e parei na escadinha. Ao longe vinha uma moça. Não era bela em demasia, vestia-se com beleza e simplicidade. Trazia no canto da boca um sorriso de satisfação e diamantes nos olhos. Aproximou-se de mim e perguntou o que eu procurava. Eu disse que minha busca era fantasiosa. Ela pediu que eu me sentasse. Começou a me falar sobre sua vida. Contou-me que andou por lugares onde poucos se atreveram a chegar. Passou pela África, andou com aquelas pessoas pobres, mal nutridas e barrigudas, que teimavam em não perder a esperança. Foi também ao Oriente Médio e viu de perto a guerra e a batalha do povo que não entendia o porque de tanta barbaridade, mas persistia sorrindo. Me disse que não se sentia muito bem em rodas de alta sociedade, lá era sufocada. Não estava presente em todos os olhares, tampouco em sorrisos que escondem tristeza. Talvez em um livro ou outro e também na natureza.
Quando terminou e já ia se levantar foi que percebi com quem eu conversava. Entendi que Ela não era utópica, nem coisa só de romance. Gritei que sabia de quem se tratava. Então a Felicidade aproximou-se de mim e falou que eu não precisava me preocupar tanto, pois Ela sempre me encontraria, bastava eu olhar para dentro de mim.




Um comentário:

  1. muito bom meesmo, vc se superou nesse (:
    nós tendemos a colocar a felicidade sempre a um passo de distência de nós, em realizações futuras, quando, na verdade, ela está muito perto.
    Eu estvava precisando ouvir isso
    beeijos

    ResponderExcluir