segunda-feira, 30 de maio de 2011

Outros tempos...


Nós, jovens gostamos de vangloriar a vida moderna. Isso porque em "nossos tempos" é tudo mais rápido, tem mais tecnologia e facilidades, está tudo ao alcance da mão ou, que seja, das telas dos computadores. Viver hoje é melhor! Mas será mesmo?!
Quando nos sobra um pouco de tempo e muita paciência para escutar nossos avós e seus casos do passado percebemos que viver em outros tempos também pode ter sido muito bom. A vida era mais bucólica, era possível sentir o cheiro de natureza e terra molhada, bem como o canto de pássaros e o apito do bonde. As amizades pareciam mais sinceras, todos eram compadres e comadres. Sabia-se o nome dos vizinhos, eles eram conhecidos pessoalmente e não por nicks através de conversas virtuais. Os aniversários eram comemorados com reunião de amigos, os quais não se limitavam a recados de Internet(eles ao menos telefonavam...rsrs). Os pais eram mais presentes, até parece que trabalhavam menos. As refeições eram feitas em família, havia mais diálogo, menos privacidade e individualismo. As crianças tinham mais irmãos e talvez por isso soubessem melhor dividir, eram menos egoístas e mais solidárias. Naqueles tempos até as doenças eram outras. Depressão e síndrome do pânicos são distúrbios modernos. Antigamente, temia-se a caxumba, a catapora e o amarelão. As frutas eram mais frescas e tinham menos agrotóxicos. Até namorar era diferente. O casal sentava-se na sala, rodeado pelos pais e irmãos da moça. Pegar na mão era tudo o que se podia(ou aparentemente tudo). Devido à dificuldade, o primeiro beijo causava mais ansiedade e era, portanto, mais valorizado. Hoje em dia pulam-se tantas etapas que já no primeiro encontro espera-se pelos ' finalmentes'.
Quem tiver perseverança para chegar até aqui nesse post pode estar pensando que não gosto da modernidade. Enganam-se! Eu aprecio bastante a atualidade. Apenas penso que há aspectos que poderiam não ter evoluído tanto(ou regredido...que seja!). Gosto da velocidade que a tecnologia me traz e da correria urbana. Entretanto, adoro estar com meus amigos, sentir o calor dos abraços e a sinceridade de sorrisos, que , 'cá pra nós' não podem ser expressos nem com todos os emoticons da web.

Um comentário:

  1. Não sou muito fã da modernidade, tenho impressão que as pessoas eram mais felizes antigamente, ou pelo menos precisavam de menos para ser. (:

    ResponderExcluir